quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

IPTU 2013


Chegou a hora de pagar o IPTU

"Quem puder pagar à vista, consegue obter bons descontos até a data do vencimento."

e

Chegou a hora de pagar o IPTU
Passada a ressaca do réveillon, começam a aparecer as tradicionais contas a pagar no início do ano. Entre elas está o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), tributo municipal cobrado em todo o país. Para saber tudo sobre datas e formas de pagamento, isenção, desconto, emissão de segunda via, débitos, valores, entre outros itens, é preciso procurar a prefeitura de sua cidade.

Grande parte desses dados estão disponíveis nos sites dessas instituições governamentais.

Em São Paulo, por exemplo, o envio das notificações para as casas dos contribuintes tem início a partir do dia 16 de janeiro. O último lote será enviado no dia 8 de fevereiro. As datas para o recebimento do comunicado foram escolhidas pelos próprios usuários quando fizeram seu recadastramento. O valor do imposto é definido com base em alíquotas sobre o valor venal do imóvel.

Para este ano, o reajuste foi de 5,4% na capital paulista. Quem puder fazer o pagamento à vista, até a data do vencimento da primeira parcela, consegue um desconto de 6%. Até pelas diversas despesas comuns no mês de janeiro, são poucos os contribuintes que optam por pagar tudo de uma vez. Segundo dados da Secretaria de Finanças da Prefeitura de São Paulo, apenas 25% dos paulistanos escolhem essa forma de pagamento.

Aqueles que preferem o pagamento parcelado, podem fazê-lo em até dez prestações, com vencimento sempre no mesmo dia de cada mês. Para quem não fez o recadastramento e não pôde escolher a data do vencimento, esta foi estabelecida no dia 9. As parcelas em atraso serão acrescidas de uma multa de 0,33% ao dia, com uma limitação de 20%. A isenção do IPTU em São Paulo foi determinada para imóveis de empresas e comércios com valor venal inferior a R$ 73.850,00 e residências que não ultrapassem R$ 97.587,00.

Para quem comprou um apartamento novo nos últimos quatro meses de 2012, é bom ficar atento, pois o IPTU pode chegar individualizado – uma notificação para cada unidade – ou em cobrança única para todo o condomínio, considerando apenas o terreno ou a obra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário