quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Financiamentos e documentações


Existem hoje vários tipos de financiamentos imobiliários de acordo com suas necessidades e expectativas, onde são fácies, ágeis e sem resíduo no final do plano que você escolher.

A Caixa Econômica Federal dispõe de vários tipos de financiamentos para realizar o seu sonho da casa própria. É possível, antes mesmo de você escolher o imóvel, fazer um levantamento de crédito para saber exatamente com o seu potencial de compra, ou seja , quanto você pode financiar.Muitas vezes , o valor que você paga de aluguel, pode ser maior que uma prestação da casa própria. Você pode fazer um financiamento de um ano a trinta anos, de acordo com sua renda e ainda a hora que você desejar, pode reduzir ou quitar o financiamento.

Existe sempre um imóvel que cabe no seu orçamento e foi realmente provado que "o imóvel sempre foi e sempre será o seu maior e melhor investimento". Mesmo que você já possua um imóvel, é possível comprar outro financiado. Você profissional liberal que paga aluguel há mais de 02 anos, terá facilidade para um financiamento da casa Própria.Pois com os extratos bancários, contas mensais, aluguéis, é possível a comprovação de renda. É possível preencher uma ficha cadastral e ver qual o seu potencial de financiamento. É possível com "aportes" você diminuir as prestações ou o nº de anos do financiamento.

Você sabia?

- Só com escritura de seu imóvel você não possui nada, para efeitos legais, se não estiver registrada? Com contrato de compra e venda sem registro, você não é dono de seu imóvel?

- Que Você pode registrar em cartório seu contrato de compra e venda? E que os bancos exigem o registro no nome do comprador para passar o dinheiro ou o cheque para o proprietário do imóvel?

- Que para você compor a renda necessária para um financiamento, em geral, os bancos somente aceitam compor a renda do marido e da mulher?

- Que a Caixa Econômica Federal é a única que não fixa limites, mas os participantes têm que cumprir algumas exigências, como morar no imóvel a ser comprado e constarem no contrato como co-adquirentes.

- Que existe diferença entre encargo mensal e prestação? Prestação é apenas a parcela do financiamento que inclui amortização e juros devidos. Encargo mensal é composto da prestação e taxas agregadas como prêmio de seguro e taxa de cobrança.

- Que os documentos exigidos variam de acordo com o banco??? Em geral, são:

- Assalariado, incluindo funcionário público: contracheque ou holerite dos últimos três meses.

- Empresários e comerciantes, declaração do Imposto de Renda do último exercício, cópia do contrato social (e última alteração, se houver) e declaração do contador, conforme norma vigente, comprovando o recebimento dos rendimentos e recolhimento do pro-labore.

 - Profissional liberal e autônomo: comprovante de filiação em entidade de classe; declaração do contador, conforme norma vigente, comprovando o recebimento dos rendimentos e o recolhimento do pro-labore; declaração do Imposto de Renda do último exercício.

 - Vendedor comissionado sem vínculo empregatício: declaração da empresa informando os valores do últimos seis meses declaração do contador, conforme norma vigente, comprovando o recebimento dos rendimentos e recolhimento do pro-labore; declaração do Imposto de Renda do último exercício.

- Que não é qualquer financiamento dá direito a usar o FGTS para abater a prestação ou o saldo devedor? Essa possibilidade só é permitida para financiamentos dentro do Sistema Financeiro da Habitação e desde que o adquirente cumpra determinadas condições, como não ter outro imóvel no município onde mora.

- Que os financiamentos da casa própria são corrigidos pela TR? A justificativa para essa prática é que os recursos para os financiamentos são da caderneta de poupança, caso do Sistema Financeiro da Habitação. Mas mesmos aqueles com recursos próprios das instituições são corrigidos pela TR.

- Que há limite de idade para obter financiamento habitacional? Em geral, a soma do prazo de financiamento e da idade do candidato não pode ser superior a 79 anos.

- Que o seguro pago junto com as prestações cobre danos físicos do imóvel e morte ou invalidez permanente do mutuário?. Nesses dois últimos casos, o imóvel fica quitado automaticamente e a hipoteca é liberada para os dependentes ou herdeiros.

- Veja você : Uma cidade pode ter em seu território uma ou mais circunscrições imobiliárias e seu respectivo cartório de registro de imóveis. todo imóvel possui uma matrícula num único cartório de registro, que corresponde a um curriculum onde são anotados as incorporações, vendas, hipotecas, isto é, toda a história daquele imóvel. O registro da escritura e venda no cartório de registro é a garantia da posse efetiva. a escritura pode ser feita em qualquer tabelião, de qualquer cidade do país, mas o registro só pode ser efetuado no cartório de registro ao qual o imóvel pertence.

- Que todos os bancos estão trabalhando com a Tabela de Amortização Crescente ( a melhor do Sistema Financeiro) e a Price, não tendo resíduos futuros. A Caixa Econômica Federal já começou a trabalhar com o Sistema Fiduciário , onde o prazo máximo de inadimplência é de três meses, operando juntamente com o Sistema de Amortização Crescente - SACRE.



- Que Cada banco possui um teto mínimo de financiamento, variando este valor de Banco para Banco;

Nenhum comentário:

Postar um comentário